http://www.marionetasemviana.com/ Marionetas, Actores & Objectos, a Associação Cultural sem fins lucrativos, declarada Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, através do Despacho n.º 4213/2010, de 26 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 48, de 10 de Março de 2010 constituiu-se no ano 2001, pelo actor, encenador, poeta e investigador teatral Alexandre Passos. Efectuou a sua estreia pública em Maio do mesmo ano e desde essa data produziu 22 espectáculos, que realizaram 1113 representações para um total de 67 543 espectadores. Baseando-se na tradição a companhia começa a progredir, desde o início e ao longo de diversas criações com um certo cariz experimental, na procura de elementos de contemporaneidade na marioneta. A Direcção Artística de Alexandre Vorontsov, licenciado como Actor/ Marionetista na Ex-União Soviética e com mais de 15 anos de experiência no Teatro Central Estatal Académica de Sergei Obratzsov, traz para o grupo os novos desafios desde 2002. A opção cénica do grupo, revela assim uma visão contemporânea da marioneta, e a concepção do teatro de marionetas como uma linguagem poética visual. Procuram-se experimentar as formas diferentes de criação transdisciplinar. Os 21 espectáculos criados até hoje pelo MAO destinam-se a público adulto ou a público jovem e ainda a público infantil. A actividade da companhia divide-se entre as apresentações em Viana do Castelo - onde ao longo dos anos criou um público fiel e consciente, e uma intensa actividade de itinerância no país e no estrangeiro (Chipre, Espanha, Rússia, Turquia). Apresenta um programa regular no Café do Teatro intitulado “DOMINGOS COM MARIONETAS”, realiza oficinas para crianças e acções de formação para profissionais no NÚCLEO CULTURAL RURAL S. GIL, no Museu de Arte da Marioneta. Organiza anualmente o FESTAFIFE, Festival Internacional de Marionetas e de Cinema de Animação & Acções Efémeras que surgiu como o primeiro e único festival de marionetas da Região Alto Minho. O FESTAFIFE que realizou a sua quarta edição em 2010, na sua especificidade de incluir o cinema de animação e a arquitectura efémera, é o único evento em Portugal na realização de programa de formação, como é o caso do “FESTAFIFE ACADÉMICO” em parceria com a Escola Superior de Educação de Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que preenche uma lacuna na formação profissional do Teatro de Animação. MAO inaugurou O MUSEU DE ARTE DA MARIONETA em Janeiro de 2009, sendo o segundo museu dedicado ao espólio desta linguagem teatral. O Museu de Arte da Marioneta está aberto ao público 4 dias por semana e recebe regularmente grupos para visitas guiadas, com a possibilidade de diversas oficinas para todas as idades e possui um espectáculo próprio.
Alexandre Vorontsov - Director Artístico
DANÇA COMIGO - DANCE WITH ME 2003
Produção: 2003/ 198 espectáculos. 4678 espectadores.Rússia, Turquia, Espanha e Portugal
CARAMURU, O HERÓI VIANENSE
Espectáculo produzido no âmbito de Comemoraçãoes de 750 de Viana do Castelo
FALTA AQUI QUALQUER COISA
De Sabahat Passos. Com Apoio de Fundação Gulbenkian- Programa Ambiente. Para sensibilização sobre os problemas ambientais, mudanças climatéricas e aquecimento global. Mas...é muito divertido. 2007.
A mais perfeita criação de Gepeto, Pinóquio, encontra na barriga da baleia, o pai desaparecido. No interior deste útero, espaço de gestação/criação, o Homem/Marioneta questiona a razão da existência humana e o seu lugar no mundo.“Mestre Gepeto” reflecte sobre várias questões: o conflito geracional, a procura da individualidade e da afirmação pessoal, a busca do afecto e a projecção do amor, as questões da vida e da morte, a ousadia da criatura que se pretende Criador… O espaço cénico coloca-nos num universo uterino, escuro, frágil, aquático, suspenso no tempo.Gepeto surge como um pai, um criador, um deus…
SOMBRAS, 2005
Uma adaptação do Teatro de Sombras da Turquia para a lingua portuguesa. É uma amostra cultural, com a intenção de facilitar ao público infantil ou jovem compreender e assim aproximar-se de outras culturas europeias.
SINOPSE: Numa ecrã branco aparecem as sombras coloridas tradicionais da Turquia. As figuras autênticas que pertencem a um passado esquecido, reencarnam as personagens mais fáceis de leitura, mais familiares. Há um poeta, uma menina que crê que é uma princesa e fala francês, há um mestre e ainda um diabo. Tudo acontece com o som da música turca-balcánica apaixonante e rítmica, mesmo assim se quiserem pensar um pouco, descobrirão muitas pistas sobre as origens xamanicas desta tradição de teatro.
FICHA ARTÍSTICA: Texto: Sabahat Passos Adaptação, concepção e encenação: Alexandre Vorontsov Vozes: António Neiva,Carla Magalhães e sabahat Passos Técnica: Teatro de Sombras Duração: 40 min Para maiores de 4
O dia em que a cinderela conheceu o pinoquio, 2004
O DIA EM QUE A CINDERELA CONHECEU O PINOQUIO, 2004
O DIA EM QUE A CINDERELA CONHECEU O PINOQUIO, 2004 O espectáculo foi produzido para ser apresentado no âmbito do Protocolo assinado com a Valimar e dirigido ao público escolar. Divertido, apresenta diferentes contos classicos para incentivar o público à leitura.
SINOPSE: Cansada de lavar a loiça, limpar o pó e descascar as batatas, Cinderela decide fugir da sua história. Quer saltar as páginas e tenta saltar para o último capitulo para casar com o príncipe e viver feliz para sempre. O plano, embora genial, não resulta na prática. Perdida numa dimensão nova, encontra-se com personagens de outras histórias, entre eles o mentiroso Pinóquio. E no dia em que Cinderela conheceu o Pinoquio acontece este espectáculo! Os sapos que Cinderela beija tranformam-se em principes? Conseguem imaginar porque a Cinderela não conseguia voltar à página do seu livro? Querem conhecer quem eram os outros personagens perdidos que andavam por aí? Querem saber das suas verdadeiras histórias? A seguir ao espectáculo, ide para o biblioteca mais próxima!
FICHA ARTÍSTICA: Texto: Sabahat Passos Encenação: Alexandre Vorontsov Interpretação: Alexandre Vorontsov e Joana Miguel Marionetas, Cenários e Figurinos: Sabahat Passos Desenho de Luz: Rui Lima Técnica: Marionetas de vareta- russa, marionetas de luva, gigantone Duração: 45 min Para maiores de 6 anos
Sobre Bastião e Bastiana
BASTIÃO E BASTIANA, 2000
É um espectáculo que cruza os dois mundos distintos: marionetas e ópera. A beleza extraórdinária de marionetas, a perfeição de figurinas fieis a epóca juntamente com a música de Mozart , numa encenação divertida e rítmica de curta duração... O espectáculo pretende server de "Primeira impressão" sobre a arte de ópera em perante do público infantil. A Primeira impressão é muitíssimo importante, pensamos nós, pois nunca se pode ter uma segunda oportunidade para poder causar Primeira Impressão. Assim com muito sentido da responsabilidade e sem perder o sentido de humor, abrimos as cortinas do Teatrinho: Bastião e Bastiana!
SINOPSE: Adaptado da Ópera de Wolfgang Amadeus Mozart para o teatro de marionetas, o espectáculo estreou no ano 2000 no Teatrinho e conta com as marionetas de vara tradicionais. O enredo trata das desventuras de Bastiana, uma jovem camponesa que perde seu amado, Bastião, para uma nobre dama. Desesperada, e almejando reconquistar seu grande amor, ela recorre à ajuda do Mago Colas. A trama se desenvolve em torno dos conselhos dados pelo feiticeiro, tanto para Bastiana como para Bastião. Será que com sua astuta vivência, conseguirá Mestre Colas uní-los novamente ?
FICHA ARTÍSTICA: Texto: Alexandre Passos Música: W.Amadeus Mozart Encenação: Alexandre Passos Cenários e Marionetas: Alexandre Passos e Lucílio Valdez Figurinos: Alexandre Passos e Lucílio Valdez Interpretação e Manipulação: Alexandre Passos e Lucilio Valdez Voz off: Filomena Mouta *Desde 2001 Interpretação e Manipulação: Alexandre Vorontsov e Sabahat Passos Técnica: Marionetas de vara Duração: 50 min Para maiores de 4
e... já agora... algumas coisas boas para partilhar
Object Theater - Work-shop in II FESTAFIFE with Nikolai Shishkin
THREE STEPS OF WISDOM ABOUT "OBJECTS" AND "US" BY NIKOLAI SHISHKIN: Freudian: Every single closed object wants to be opened. we remebered about egg, but also about Cuba. Birth... Freedom... Wisdom... Pedagogic: Do you know where you keep it? How do you keep it exactly? Dou you keep it with other objects, or in some very special place? Than, it is your personal object which is deeply important for you. we learned that loving something or somebody needs atention and hardworking. If we have no fear to loose, there is no "love story" Apocaliptic: You will never have a second chance to cause a first impression. Personally, I would like to have a second, or why not third chance! All participants in Object workshop thank you, Nikolai Shishkin.