terça-feira, 29 de março de 2011

Desenho em Movimento como UM ACTO PERFORMATIVO, no registo do espectáculo "O NARIZ" de Nikolay Gogol

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SOBRE O CARTAZ E O REGISTO DOS ENSAIOS EM DESENHO CEGO COMO UM ACTO PERFORMATIVO por Júlia Machado “Se não és suficientemente hábil para fazeres um esquisso de um homem que se atira de uma janela, no espaço de tempo que ele leva a cair do 4º andar, nunca poderás produzir grandes obras” (Delacroix, 1798-1863) A partir desta frase de Delacroix, foram ensaiados alguns projectos de representação do movimento através do desenho cego no âmbito de um Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão na FBAUP. Encontra-se aqui um território infinito de actuação, onde a percepção do movimento é transferida para o papel como se de um jogo se tratasse, num exercício de atenção e devaneio, próximo do “jazz” do desenho.O registo dos ensaios de “O Nariz de Gogol”, em desenho cego, não deixa de ser um acto performativo, experiência única e irrepetível como a representação teatral

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