quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O NARIZ DE NIKOLAY GOGOL


ENSAIO ABERTO AO PÚBLICO 27 DE FEVEREIRO, 17HORAS, CAFÉ DO TEATRO
Reservas: 963676174
O espectáculo foi encomendado e apoiado pelo Município de Viana do Castelo para ser estreado na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do programa "Contorno das Palavras", em Abril de 2011. A falta de condições cénicas e a falta de espaço fez com que surgisse este "Espectáculo à Medida". Foi um desafio. Assim, de repente, descobrimos que o trabalho era muito interessante quando as fronteiras se apertavam, quando cada gesto ganhava mais peso no limite dos limites, e cada palavra pronunciada saia directamente da alma como uma bala.


O espectáculo é concebido com influências estéticas do Teatro de Máscaras, Teatro de Marionetas e Teatro Físico. O universo gogoliano, non-sense e Realismo Fantástico russo são os pontos de partida. Continuamos a nossa procura e investigamos as novas linguagens de teatro, que fossem acessíveis para o universo infantil também. Não é um espectáculo para crianças. É um espectáculo, PARA AS CRIANÇAS TAMBÉM.

O espectáculo não conta a história de um nariz que…. É um espectáculo não narrativo, não ilustrativo, não descritivo, não psicológico, não lógico e não naturalista. Não apresenta no palco um conto de Gogol, mas é sobre um conto do Gogol, sobre “O Nariz”. É para ver, para ouvir, para sentir com cinco sentidos e ainda mais um. Não é para pensar nele. Não contém as lições de moral e não tem nenhuma utilidade. No dizer de poeta: O Mundo não se fez para pensarmos nele/ (Pensar é estar doente dos olhos) /Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo... Alberto Caeiro in "O Guardador de Rebanhos - Poema II"


Sem comentários:

Enviar um comentário